SOBRE O PROJETO

Impulsionada por descobertas científicas e potenciais para o tratamento de doenças neurológicas comuns, a área de neurociência vivencia mundialmente um crescimento vertiginoso nos últimos 25 anos. Em decorrência disso, pode-se observar também um aumento cada vez mais significativo no interesse da sociedade nessas conquistas. Assim, hoje, é possível encontrar em qualquer banca de jornal dezenas de revistas sobre o cérebro. Este fascínio estimula a produção de ensaios, blogues e livros voltados para leigos. Contudo, de maneira geral, a divulgação científica dos resultados de pesquisas em neurociências é feita de modo superficial. A UFABC, criadora do primeiro Bacharelado em Neurociência do Brasil, vem ativamente participando do crescimento da área por meio da produção de conhecimento (na forma de projetos de pesquisa e de publicações científicas) e agora também se vê envolvida na divulgação científica desta área do conhecimento. Desta forma, propomos a criação de Mostras Itinerantes de Neurociências a serem apresentadas em locais de grande acúmulo de cidadãos que, em geral, não tem acesso sistemático a estes conteúdos, como estações de trem, metrô e parques. Além disso, pretendemos estabelecer uma parceira com o SESC (Serviço Social do Comércio – a princípio na Unidade de Santo André), a fim de permitir ainda maior visibilidade do trabalho desenvolvido neste projeto.

LINHA DE AÇÃO
O projeto visa divulgar o conhecimento neurocientífico através de mostras itinerantes, atividades lúdicas para adultos e crianças, mini-palestras educativas e produção de material de divulgação permanente (site, banners, apostilas ilustradas, etc).

 
OBJETIVOS
Objetivo geral: Promover a inclusão social da população regional no que diz respeito ao conhecimento gerado nas Universidades e Instituições de Pesquisa mundiais na área das neurociências
Objetivo específico: Promover a divulgação científica das neurociências para o público leigo; contribuir na formação neurocientífica e cidadã dos estudantes de graduação e pós-graduação da UFABC e das demais instituições participantes; aproximar a população do conhecimento produzido nas Universidades brasileiras; popularizar e democratizar a ciência, de forma lúdica e divertida; produção de material permanente de divulgação, como site, banners e apostilas ilustradas.

METODOLOGIA
Em parceria com docentes e discentes da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Universidade de São Paulo (USP), pretende-se promover divulgação do conhecimento neurocientífico. Todos participarão, em conjunto, de todas as atividades.
A primeira etapa do projeto, busca por financiamento, inicia-se neste momento. O projeto também foi submetido à Pró-reitoria de extensão da UFABC (PROEX – EDITAL Nº 15/2013 – PROEX, DE 02 DE SETEMBRO DE 2013 – ainda sem liberação de resultados) com o intuito de obter auxílio da Instituição para pagamento de bolsas para alunos de graduação da Universidade. O auxílio dos alunos será fundamental para a confecção do material a ser utilizado nos eventos, assim como elaboração do site e dos banners. Em caso de negativa das bolsas pela pró-reitoria de extensão, já contamos com a participação de alunos voluntários (pós-graduação e iniciação científica) que se prontificaram a auxiliar, fazendo parte da equipe.
A segunda etapa no projeto, que seria a busca por parcerias já teve início no ano de 2013, quando foi realizada uma primeira atividade de extensão universitária da UFABC em parceria com discentes e docentes da UNIFESP, na realização da Segunda Semana Mundial do Cérebro. Este evento, executado ao longo de uma semana, abrangeu atividades em escola pública (alunos do ensino fundamental), exibição de filme com debate e atividade no parque do Ibirapuera em São Paulo. A experiência foi bastante positiva e elogiada, o que motivou alunos e docentes da UFABC a escreverem esta proposta, ampliando o período de execução e também o alcance do projeto. Os resultados deste trabalho foram apresentados recentemente em congresso científico (XXXVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento – SBNeC), e o banner com o resumo das atividades encontra-se no anexo. Outras parcerias foram estimuladas por este evento, no qual pesquisadores da USP também se mostraram interessados em participar. As demais parcerias necessárias também já estão sendo contatadas, tendo o parque do Ibirapuera (São Paulo) já sido utilizado no início deste ano, e esperamos contatar um parque em Santo André/São Bernardo. Considerando as atividades nos trens, metrôs e terminais de ônibus da CPTM/EMTU, tivemos, para o evento realizado neste ano, contato com os responsáveis pela TV Minuto (canal de mídia dentro dos trens do metrô) e conseguimos a autorização para veicular quizzes sobre o tema, de forma gratuita. No entanto, a falta de preparo, tempo e mão-de-obra inviabilizou a execução. Acreditamos que esta parceria poderá ser mantida e executada com sucesso no próximo evento. Por fim, pretendemos enviar este mesmo projeto para o SESC (Santo André) para verificar a possibilidade de realizarmos eventos também neste espaço. O contato por e-mail já foi realizado, e aguardamos no momento resposta da avaliação da proposta.
Independente da aprovação financeira deste projeto, daremos início à produção de material de divulgação científica (site, banners e apostilas), mas não teremos condições de custear a impressão de todos os materiais. Com a aprovação do projeto, seguiremos para a etapa de produção de modelos de cérebros, material lúdico para utilizarmos com as crianças (cérebros de gesso, chapéus de cérebro feitos de papel, etc.), além da compra dos modelos didáticos de cérebros detalhados no orçamento do projeto.
Esperamos poder realizar ao menos duas atividades ao longo do ano, sendo uma durante a semana mundial do cérebro (prevista para 10-16 de março de 2014 –
http://www.dana.org/brainweek/ – possivelmente no parque do Ibirapuera e, se possível no parque em Santo André/São Bernardo) e outra na semana nacional de ciência de tecnologia (prevista para – possivelmente no SESC Santo André). As atividades nos trens e metrôs podem acontecer simultaneamente a estes eventos.
A princípio, as atividades propostas são:

  • Produção/apresentação de banners com conteúdo informativo e lúdico sobre as diferentes atuações das neurociências;
  • Produção de cérebros de gesso e material para pintar, para crianças;
  • Produção de site com conteúdo informativo (basicamente as mesmas informações dos banners, com espaço para interação, atendimento à dúvidas e links;
  • Produção de material para atividade com adultos, como tarefas de memória, percepção, visão, linguagem, etc.;
  • Exposição de modelos de neurônios e cérebros manipuláveis para possibilitar melhor entendimento destas estruturas;
  • Mini-palestras informativas.

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